segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O mundo natural e o mundo social

Você já sabe que a Geografia é uma ciência que procura, sempre, localizar e explicar os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre – e, até aqui, nós sempre observamos o planeta Terra como um todo, já que procurávamos mostrar as condições físicas que propiciavam as diferentes paisagens, as diferentes concentrações de vida e as diferentes formas de ocupação possíveis dessa superfície pelo homem, por meio do seu trabalho.

No entanto, observando com maior apuro o que temos à nossa volta, percebemos que essa superfície terrestre é dividida, além das condições naturais, também em função das relações dos homens entre si – ou seja, as diferenças de culturas, de línguas, de religiões, da história de cada grupo humano é que acabam por ser relevantes na construção das divisões da superfície terrestre.
Levando tudo isso em conta, observe com cuidado o planisfério abaixo:



Você, com certeza, percebeu que algumas das divisões ocorrem pelas próprias condições impostas pela natureza, como, por exemplo, os continentes, as zonas térmicas, as placas tectônicas (esta divisão não aparece no mapa) etc.

Chama a nossa atenção, porém, a divisão dos territórios dos continentes em partes que chamamos de países – e, nesses países, outras subdivisões podem ocorrer (os estados, os municípios – não representados) e, com certeza, elas não são produto da natureza, mas das relações dos homens entre si, ou seja, da “natureza social”.

Um comentário:

  1. professora juliana,eu acho que a ine vai falar com vc mais eu tambem queria falar.Sabe o que é?É que a andreline não fez o trabalho porque ela foi no dentista e ogrupo dela acabou em um dia e ela não sabe o que fazer!Mais a senhora conversa com ela melhor!Até amanhã!

    ResponderExcluir